1.Povos que se organizavam em cidades-estados, criaram
sistema próprio de escrita e tinha conhecimento sobre arquitetura, matemática e
astronomia:
a) aruaques
b) jês
c) tupis-guaranis
d) maias
e) patagônios
b) jês
c) tupis-guaranis
d) maias
e) patagônios
2.Os Jesuítas criaram aldeamentos, a partir de 1550, na América
portuguesa, segundo os padres esses aldeamentos serviam para tornar mais eficientes
seus esforços de conversão junto aos indígenas e também:
a) proteger os índios da escravidão
b) ensinar os índios a sua escrita
c) levar os índios para a escravidão
d) evitar o assassinato dos índios pelos colonos
e) deixar os índios mais calmo e compreensivo
b) ensinar os índios a sua escrita
c) levar os índios para a escravidão
d) evitar o assassinato dos índios pelos colonos
e) deixar os índios mais calmo e compreensivo
3. Sua economia baseava-se no cultivo de milho, batata e
tabaco. Desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do
cobre, sabia trabalhar metais preciosos, como ouro e prata, e utilizavam a lhama
como animal de carga:
a) os maias
b) os astecas
c) os incas
d) os tupis-guaranis
e) os caraíbas
b) os astecas
c) os incas
d) os tupis-guaranis
e) os caraíbas
4.Civilização que se desenvolveu a partir do século XII, na região
do México atual:
a) araucanos
b) sioux
c) jês
d) aruaques
e) astecas
b) sioux
c) jês
d) aruaques
e) astecas
5. Na época da chegada do colonizador espanhol no final do
século XV a civilização maia estava em processo de dominação pelos:
a) astecas
b) incas
c) caraíbas
d) aruaques
e) iroqueses
b) incas
c) caraíbas
d) aruaques
e) iroqueses
____________________
Gabarito dos exercícios sobre os Europeus e os povos indígenas:
1.d – 2.a – 3.c – 4.e – 5.a
Nenhum comentário:
Postar um comentário