quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Exercícios sobre a economia açucareira

Aprenda um pouco mais sobre a economia açucareira do período colonial do Brasil com esse simulado de história grátis que te ajudará a tirar dúvida e fazer uma breve avaliação online do quanto que você já sabe sobre esse tema que pode cair na prova do Enem. Um excelente teste de história para os alunos do nível médio que querem avaliar seus conhecimentos relacionados à economia açucareira. Resolva as questões de história a seguir e confere as respostas logo a seguir.

1.Para garantir a posse da terra Portugal decidiu colonizar o Brasil. Mas, para isso, seria preciso desenvolver uma atividade econômica lucrativa. A solução encontrada foi implantar em certos trechos do litoral:

a) a produção açucareira
b) a explorar o ouro
c) a extração do pau-brasil
d) a criação de gado
e) o comercio de especiarias

2.O empreendimento açucareiro durante a colonização do Brasil contou com a participação dos holandeses. Enquanto os portugueses dominavam a produção de açúcar, os holandeses controlavam:

a) a extração do pau-brasil
b) a mineração
c) a distribuição comercial
d) a mão-de-obra
e) a criação de caprinos

3.Era um casarão térreo ou um sobrado, onde morava o senhor de engenho e sua família, além de capatazes que cuidavam de sua segurança pessoal. Era também o centro administrativo do engenho:

a) senzala
b) moenda
c) casa-grande
d) mansão
e) purgador

4.Além das moradias das famílias de senhores de engenhos e de escravos, havia construções reservadas propriamente à produção citadas a seguir, exceto:

a) moenda
b) fornalhas
c) casa de purgar
d) galpões
e) almoxarife

5.Os senhores de engenho nem sempre administravam diretamente suas propriedades, por vezes transferindo essa tarefa:

a) a um escravo de confiança
b) a qualquer escravo
c) a sua esposa
d) a um parente próximo
e) a um feitor-mor
 
 
 
___________________________
 

Gabarito dos exercícios de historia sobre a economia açucareira:
1.a – 2.c – 3.c – 4.e – 5.e

4 comentários:

  1. Valeuu cara, tirei 10! ^^

    ResponderExcluir
  2. As colonizações portuguesa e espanhola utilizaram-se da mão-de-obra escrava para efetivar seus projetos de ocupação das terras conquistadas. No Brasil, a mão escrava teve participação importante nas atividades mais rentáveis, com destaque especial para: *

    ResponderExcluir