quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Exercícios sobre as capitanias hereditárias

Simulado com exercícios sobre a administração portuguesa e as capitanias hereditárias com questões que podem cair em prova de vestibular e no Enem. Tema de história do ensino médio em um teste online grátis preparatório para os alunos e candidatos a vestibular e Enem. Avalie agora seus conhecimentos em história e veja se você está muito bem preparado para uma prova conferindo as resposta do simulado logo abaixo.

1.Pouco disposto a investir muitos recursos econômicos na colonização do Brasil, o governo português decidiu, de inicio, transferir essa tarefa para a iniciativa particular. Assim, em 1534, o rei D. João III ordenou a divisão do território brasileiro em grandes porções de terra denominadas:

a) dote colonial
b) capitanias hereditárias
c) colonização territorial
d) território colonizado
e) divisão colonial

2.Em 1534 o rei D. João III dividiu as terras do Brasil em enormes partes e as entregou a pessoas que se habilitaram as empreendimento, eles eram conhecidos como:

a) donatários
b) lotearios
c) loteadores
d) investidores
e) herdeiros territoriais

3. Conferia aos capitães a posse hereditária da capitania. Eles não eram proprietários das capitanias, mas apenas de uma parcela das terras. Possuíam, entretanto, o direito de administrar toda a capitania e explorá-la economicamente:

a) carta floral
b) escritural temporária
c) certidão de posse
d) certidão de posse temporária
e) carta de doação

4. Entre os direitos e deveres dos donatários, podemos destacar as sesmarias, ou seja:

a) criar vilas e distribuir terras a quem desejasse e pudesse cultivá-las.
b) exercer plena autoridade judicial e administrativa.
c) enviar até 30 índios escravizados por ano a Portugal.
d) receber 5% dos lucros sobre o comércio do pau-brasil.
e) escravizar os indígenas considerados inimigos, obrigando a trabalhar nas lavouras.

5.Apesar das dificuldades, o sistema de capitanias lançou as bases da colonização, estimulando a formação dos primeiros núcleos de povoamento. Dentre esses núcleos podemos citar alguns a seguir, exceto:

a) São Vicente
b) São Clemente
c) Porto Seguro
d) Ilhéus
e) Olinda




____________________


Gabarito dos exercícios sobre as capitanias hereditárias:
1.b – 2.a – 3.e – 4.a – 5.b

9 comentários:

  1. Eu gostaria de comentar a questão número 3, o gabarito diz que a resposta correta é a (e), mas a resposta correta é (A), CARTA FLORAL, onde fica descritos os DIREITOS dos donatários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta se chama foral e a resposta correta é a letra A pois pela carta de doação o donatário tinha posse temporária de terras. A pergunta não dizia a respeito do direitos e deveres dos donatários e sim das terras.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Letra E amiga,a carta floral seria somente os direitos e deveres a se seguir naquela terra,exemplo o pacto colonial.Mas a carta de Doação,ela sim dava o direito de explorar aquela terra !

    ResponderExcluir
  4. Milhares de questões de todas as disciplinas, voltadas para os melhores concursos das melhores escolas das Forças Armadas: http://projeto-militar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A resposta correta da questão 3 é, de fato, a letra "E", visto que a Carta de Doação era o único documento que concedia a posse da terra aos donatários, enquanto que a Carta Farol definia os direitos e deveres dos donatários no tocante às Capitanias.

    ResponderExcluir
  6. a resposta correta da terceira questão é a letra "E" mesmo, já que a carta FORAL ( e não FLORAL) dava direitos ao capitão quando este ja estivesse de posse da capitania. já a carta de doação ( cedida pela coroa) dava ao capitão o direito de administrar e explorar a capitania, como diz o comando da questão.

    ResponderExcluir
  7. De fato a questao 3. E a letra "E"

    ResponderExcluir