sábado, 14 de setembro de 2013

Questões sobre o Estado Moderno

Questões de história sobre a formação do Estado Moderno

Simulado com questões de história voltadas para prova de vestibular e Enem. São questões de história com resposta sobre o Estado Moderno. Fique por dentro de temas que podem cair no Enem e faça uma avaliação de história resolvendo as questões a seguir.


_______________
Questões sobre o Estado Moderno:

1.Na Europa Ocidental, durante a Idade Média, o poder estava dividido entre o rei, a Igreja e os senhores feudais, os quais exerciam o poder sobre seus feudos de forma autônoma e descentralizada. Quem concedia a terra (feudo) era denominado de suserano; o que recebia a terra (feudo) era denominado:

aa)      Vassalo
bb)      Escravo
cc)      Servo
dd)     Plebeu
ee)      Escribas

2. No final da Idade Média, ocorreram algumas revoltas sociais, entre elas, as revoltas dos camponeses como as Jacqueries, na França (1358). Além das revoltas sociais, houve conflitos religiosos, como as reformas protestantes: luterana, anglicana, calvinista, as quais ocorreram no início do século XVI, na Europa Ocidental. Estes fatos, representativos de um processo histórico, criaram uma situação de insegurança para as classes dirigentes (clero e nobreza), o que possibilitou o fortalecimento do poder político central (do rei), na Idade Moderna. Outro fator determinante em relação a formação do Estado moderno foi:

aa)      A criação de um novo parlamento
bb)      O surgimento de novas revoltas
cc)      O interesse da burguesia em diminuir o poder da nobreza
dd)     O investimento dos estrangeiros.
ee)      O aumento nos impostos dos produtos manufatudos.

3. Para justificar e legitimar o Estado Nacional absolutista, muitos monarcas passaram a basear-se em teorias de pensadores políticos. Assinale o que Nicolau Maquiavel pensava:

aa)      em sua obra O príncipe (1513), procurou demonstrar como um soberano deveria agir e que recursos deveria empregar para conquistar e manter o poder;
bb)      em sua obra Leviatã (1651), afirmava que o poder absoluto do rei derivava de um “contrato social” que os homens teriam feito com os soberanos para preservação de suas vidas;
cc)      em sua obra Política tirada da Sagrada Escritura (1709), argumentava que o poder do rei provinha de Deus e por isso era incontestável. Esta concepção ficou conhecida como teoria divina do poder real.
dd)      Nenhum desses pensamentos é de Nicolau Maquiavel
ee)      Todo esse pensamento é de Nicolau Maquiavel

4. Na França, em 1789, após o fim da Monarquia Absolutista, surgiu um novo modelo de Estado, que reuniu os princípios dos sistemas representativos através de:

aa)      Uma nova monarquia
bb)      Uma constituição
cc)      Um conceito do clero
dd)     Um novo método de governar
ee)      Uma nova aliança entre governo e sociedade

5. Os Estados-nação que surgiram na Europa Ocidental, entre o final do século XVIII e século XIX, em sua maioria resultaram das fronteiras territoriais das velhas monarquias, ou seja, reuniram diferentes nações, sobre uma cultura imposta. Além disso, eram pluralistas, ou seja, possuíam várias etnias. Então, para convencer os cidadãos que todos pertenciam a uma nação, produziu-se a ideia de:

aa)      Globalização
bb)      Unificação
cc)      Pluralidade
dd)     Nacionalidade
ee)      Fidelidade Governamental




......................

Gabarito das questões de historia sobre a formação do Estado moderno:

1.a – 2.c – 3.a – 4.b – 5.d

Nenhum comentário:

Postar um comentário