segunda-feira, 18 de maio de 2015

Governos populistas no Brasil - Questões Enem com respostas

Simulado sobre os Governos populistas no Brasil - questões Enem com respostas


Agora você poderá se avaliar neste simulado online com questões de história do nível médio sobre os Governos populistas no Brasil. São exercícios com respostas em um gabarito que te ajudará a ficar por dentro de temas importantes que são cobrados na prova do Enem. Um excelente simulado para quem deseja fazer uma avaliação do que já estudou sobre os Governos populistas no Brasil.

....

Questões sobre os Governos populistas no Brasil:

1. O político populista autêntico tem de fato um projeto de inclusão social, ainda que este muitas vezes se realize de forma ineficaz ou paternalista. Um exemplo desse tipo de procedimento é a proposta de implantação de restaurantes e hotéis a preços populares, que em 2002 serviu de bandeira para a campanha à Presidência da República:

a) de José Serra
b) de Anthony Garotinho
c) de Enéas
d) de Dilma
e) de Marina Silva

2. Leia:

I. Os governos populistas atuaram na América Latina basicamente entre os anos de 1930 e 1960, sobretudo, nos países de industrialização recente.

II. A política populista desenvolveu-se no momento de transição, em que os sistemas agroexportadores entraram em crise, cedendo lugar à sociedade urbano-industrial.

III. Os governos populistas apoiavam-se em bases sociais heterogêneas, seu apoio partia de setores do empresariado nacional, das classes médias e do operariado.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas a I está correta
b) apenas a I e a II estão corretas
c) apenas a II e a III estão corretas
d) apenas a I e a III estão corretas
e) todas estão corretas

3. Em 1952, o governo Vargas inaugurou o Banco Nacional de Desenvolvimento BNDS e estatizou a geração de energia elétrica com a criação:

a) de usinas nucleares
b) da Eletrobras
c) de usinas eólica
d) da Petrobras
e) da Telebras

4. Em 1953 foi sancionado a Lei nº 2.004, estabelecendo a Petrobras como empresa totalmente nacional, com participação majoritária do Estado, que passou a controlar todas as etapas da industria petrolífera, exceto:

a) da distribuição dos produtos
b) da refinação dos produtos
c) da extração dos produtos
d) das vendas dos produtos
e) nenhuma das alternativas estão corretas

5. Juscelino Kubitschek, mineiro de Diamantina, destaca-se pelo estilo de empreendedor quando prefeito de Belo Horizonte. Mais tarte, elegera-se governador de Minais Gerais. Na presidência da República, inaugurou seu governo com otimismo e grandes projetos. O presidente "bosa-nova" desconsiderava a ideia de que o Brasil estava condenado a ser um eterno exportador de matéria prima. Assim, ele injetou ânimo no empreendedorismo industrial e mexeu com a imaginação da sociedade brasileira ao afirmar que:

a) usaria toda sua experiência de vida para governa o Brasil com dignidade
b) colocaria sua capacidade intelectual para melhorar o Brasil
c) com a sua inteligência e habilidade poderia fazer o Brasil crescer
d) faria da força e dedicação a principal arma para que o Brasil prosperasse
e)  realizaria cinquenta anos de progresso em cinco de governo, 50 em 5.



....




Gabarito das questões do simulado de história para o Enem:
1.b - 2.e - 3.b - 4.a - 5.e


2 comentários:

  1. Milhares de questões de todas as disciplinas, voltadas para os melhores concursos das melhores escolas das Forças Armadas: http://projeto-militar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por compartilhar. Aprendi mais.

    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir