quarta-feira, 25 de maio de 2011

Questões de história do Brasil para vestibular com gabarito

Abaixo uma seleção de questões de história do Brasil para vestibular ou concurso com gabarito para você conferir se acertou todas as questões. Simulado grátis de história do Brasil para vestibular com questões resolvidas. As questões se referem ao Brasil na época da mineração do ouro e a exploração dos diamantes pelos portugueses. Tentem resolver as questões de história e teste seus conhecimentos analisando as questões corretas no gabarito.

1.O ouro circulava normalmente pela região mineradora, o que tornava difícil a cobrança do quinto. Para que ficasse mais eficiente esse controle, o governo português proibiu a circulação de ouro em pó criando as:
a) Intendências mineiras
b) Casas de fundição.
c) fiscalizações das minas
d) Cercas entre as minas
e) Aldeias dos mineiros

2. Vários mineiros não concordaram com a criação da casa de fundição e com isso, em 1720, eclodiu a:
a) Guerra dos emboabas
b) Revolução mineira
c) Revolta de Vila Rica
d) Intendência das minas
e) Revolução portuguesa

3. Depois do ouro vale lembrar também da exploração dos diamantes que ocorreu a partir de 1729:
a) No Arraial da tijuca
b) Em Vila Rica
c) Na Bahia
d) No Rio de Janeiro
e) Em São Paulo

4. No ano de 1771, muito preocupado com o contrabando, o governo português decidiu assumir a tarefa de extrair os diamantes criando:
a) A intendência dos diamantes
b) Distrito dos diamantes
c) Ilha dos diamantes
d) A revolta dos diamantes
e) A guerra dos diamantes

5. Em 1750, os mineiros não estavam conseguindo extrair ouro suficiente para pagar os impostos e as dívidas começaram a acumular. Com isso foi criado _____________ que era a cobrança de todos os impostos atrasados.
a) a intendência dos diamantes
b) o quinto
c) o aluvião
d) a derrama
e) o tratado das minas





______________________________



Gabarito:
1.b – 2.c – 3.b – 4.a – 5.d

4 comentários:

  1. Vale ressaltar aqui que as questoes 3 e 4 estao erradas no seu gabarito.

    ResponderExcluir
  2. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir