sábado, 3 de janeiro de 2015

Exercícios e questões sobre a crise de 1929

Questões sobre a crise de 1929


Teste online com questões sobre a crise de 1929. Se você está estudando e se preparando para mais uma etapa do Enem, então veja os exercícios a seguir sobre a crise de 1929 e tente resolver as questões que podem cair na prova do Enem. Confira no gabarito as respostas de cada questão.

.....

Teste com questões sobre a crise de 1929

1. No início dos anos 1930 a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a 1929. Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do New Deal, que consistia em:

a) sob a influencia da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado.
b) ampliar a produção agrícola, abrindo crédito aos desempregados industriais para montagem e gestão de pequenas fazendas.
c) reduzir a interferência do Estado na economia, através de abertura irrestrita do mercado interno e, fundamentalmente, do saneamento das dívidas públicas.
d) produzir mais alimentos, criando um órgão regulador de crédito agrícola para fazendeiros endividados.
e) privatizar as empresas estatais, obtendo capitais de investimento para políticas sociais: seguro-desemprego, formação em serviço e re-qualificação profissional.

2. A crise de 19289:

I. estava inserida dentro de um contexto do próprio desenvolvimento do capitalismo e resultou do caráter contraditório desse capitalismo, onde a capacidade de consumo do mercado não acompanhava o ritmo de crescimento da produção.

II. foi uma crise de superprodução que atingiu, em maior ou menor intensidade, todos os países do mundo., fenômeno que pode ser explicado pela interdependência da economia capitalista como um todo, fazendo com que a crise se propagasse.

III. estava relacionada ao baixo nível de produtividade existente nas economias centrais, principalmente nos Estados Unidos, provocando a falta de gêneros alimentícios de primeira necessidade e bens de consumo duráveis.

IV. foi uma crise financeira, que provocou pânico entre os acionistas das principais companhias dos Estados Unidos, não tendo grandes repercussões no processo de produção industrial e agrícola das economias americanas.

Pode-se afirmar que são corretas somente:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

3.Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos Estados Unidos destacam-se:

a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de nova York
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.



.....




Gabarito das questões de história do nível médio sobre a crise de 1929:
1.a - 2.a - 3.b